sábado, 12 de novembro de 2011

Contribuições Científicas de Proust

       


                               Contribuições de Joseph Louis Proust
      O químico Francês Joseph Louis Proust, em 1806 propôs a lei das proporções definidas, ou lei das proporções constantes, também conhecida como lei de Proust. Ele estabeleceu sua lei com base em observações experimentais de inúmeras reações químicas.

          A lei de Proust pode ser enunciada assim:
      A proporção entre as massas de uma reação química é constante e independente da quantidade dos reagentes colocada para reagir.
Isso significa que, se um dos regentes tiver em quantidade maior que a necessária para formar determinado produto, haverá sobra desse reagente no fim da reação. Quando os reagentes estão na proporção exata de sua combinação eles reagem totalmente e não há sobras.      
       Proust também publicou trabalhos sobre a urina, o ácido fosfórico e o alúmen. E em sua estada na Espanha, Proust estudou os minerais espanhóis. Ele também empreende estudos que resultam na descoberta de um processo de extrair açúcar da uva. Proust volta à França. Durante o bloqueio continental é convidado por Napoleão I para fundar uma fábrica de açúcar de acordo com o processo por ele inventado, mas recusa a oferta. Proust pesquisou ainda os sais dos ácidos orgânicos e é um dos fundadores da análise química.
Lei das Proporções Definidas
http://en.wikipedia.org/wiki/Joseph_Proust

Nenhum comentário:

Postar um comentário