terça-feira, 15 de novembro de 2011

Contribuições para a química

A química começou a tornar-se exata com as contribuição de Avogrado, e para se entender isso é preciso entender o pensamento que se desenvolvia na época. A Lei das Proporções Definidas e a Lei das Proporções Múltiplas eram bem aceitas por voltas de 1808, quando Dalton publicou seu "Novo Sistema de Filosofia Química". Ele propôs um conceito diferente, afirmou que o que cada átomo tinha um peso atômico diferente que combinados formariam as unidades químicas. Porém Dalton não tinha uma forma de determinar os pesos atômicos de uma forma precisa, assim  ele fez, erroneamente, a proposição que, no composto mais simples entre dois elementos, existiriam apenas um átomo de cada elemento. Assim sendo, a água, por exemplo, seria HO.
Em 1811 Avogadro publicou um artigo num jornal científico na época obscuro, o "Journal de physique", onde ele fazia a distinção clara entre moléculas e átomos. Ele mostrava que Dalton confundia os conceitos de átomos e moléculas. Afirmava que os "átomos" de hidrogênio e oxigênio eram na verdade "moléculas" contendo dois átomos cada. Assim, uma molécula de oxigênio reagiria com duas moléculas de hidrogênio, produzindo duas moléculas de água. Daí Avogadro sugeriu que:
"Volumes iguais de todos os gases à mesma temperatura e pressão contém o mesmo número de moléculas“. Porém o trabalho de Avogadro foi negligenciado, porque ele trabalhava sozinho e escrevia em jornais obscuros.
 Muito depois de Avogadro o conceito de mol foi introduzido: desde que o peso molecular em gramas (mol) de qualquer substância contém o mesmo número de moléculas, então, de acordo com o Princípio de Avogadro, o volume molar de todos os gases deve ser o mesmo (de fato, 22,4 L nas CNTP). O número de moléculas em um mol é hoje conhecido como Número de Avogadro, mesmo que ele próprio nunca o tenha, determinado.
Antes conhecida como número de Avogadro, a constante de Avogadro, é uma constante física que representa um mol de entidades elementares.
A constante de Avogadro é um número enorme,e de difícil compreensão, o seu valor aceito atualmente é 6.0221367 x 1023. 
A determinação da constante aconteceu por volta de 1860 quando Cannizarro usou idéias de Avogadro para obter um conjunto de pesos atômicos, baseado no fato de que um volume de oxigênio era 16 vezes mais pesado do que o mesmo volume de hidrogênio. Mais tarde Loschmidt usou uma combinação de densidade líquida, viscosidade gasosa e a teoria cinética dos gases para estabelecer, aproximadamente, o tamanho de uma molécula, e portanto o número de moléculas em 1 cm3 de um gás. Atualmente o método envolve a medida da densidade de um cristal, o tamanho de sua cela unitária, e da massa relativa do átomo que o constitui. São portanto empregados Medidas muito boas foram feitas por esse método no National Institute for Standards and Technology (NIST).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário