Linus Pauling
Biografia:Linus Pauling foi o único a conquistar dois prêmios Nobel: Um por química em 1954 e outro pela Paz em 1962. Ele é conhecido por seus trabalhos mais atuais com micronutrientes, e o papel da vitamina C na saúde humana e longevidade.
Infancia
Nasceu em 1901, nos arredores de Portland, na pequena comunidade de Oswego. Aos cinco anos, ele e sua família se mudaram para Condon, no Oregon, a cidade natal de sua mãe.
Seu pai percebeu que seu filho era excepcionalmente intelectual. Quando Linus Pauling tinha 9 anos, seu pai morreu súbita e inesperadamente de uma úlcera. Iniciando um longo período de dificuldades e problemas para a família.
Juventude
Pouco depois, sua mãe comprou uma casa próxima à 39a avenida e a praça Hawtorne, no sudeste de Portland. Linus foi à escola local, ao ginásio em Washington, e recebeu seu diploma em Química pela Oregon Agricultural College, hoje Universidade Estadual do Oregon.
Linus, então, foi para o instituto de Tecnologia da California (California Technology Insitute, Cal Tech), aonde ele passou a maior parte de sua vida acadêmica. Depois de receber seu doutorado pela Cal Tech, ele passou um ano na Europa com os fundadores da mecânica quântica: Bohr, Heisenberg e Schrodinger.
Auge da Crreira
Durante a década seguinte, Linus transformou seu campo e estabeleceu as fundações da química moderna. Antes de Pauling, a Química era um amontoado de acertos e erros empíricos, desunidos por uma coleção de teorias pequenas e semi-coerentes. Seu famoso livro: A natureza da ligação química (The Nature of the Chemical Bond), forneceu a nova base unificadora que estabeleceu a era de ouro da química sistemática. Pelas próximas duas décadas, Pauling estendeu suas investigações à Biologia, aonde pode-se afirmar sem exagero que Pauling fundou a biologia moderna. Se ele não tivesse tido seu passaporte cancelado pelo governo e não apresentasse oposição política aos testes nucleares na atmosfera, muitos acreditam que ele teria descoberto a estrutura do DNA, e nós nunca
teríamos ouvido falar em Watson e Crick.
Linus escreveu sobre a liberdade humana e a dignidade sobre a democracia e os direitos políticos aos dezesseis anos. Em sua juventude, poderia-se supor que ele se tornaria um novo John Locke ou Rousseau. Com Ava Helen. sua esposa, Pauling assumiu posições corajosas em muitos assuntos importantes, particularmente aqueles relacionados à ciência, tecnologia e o futuro da humanidade. E foi por este trabalho que ele recebeu o prêmio Nobel da Paz.Um de seus principais feitos foi a descoberta do seu diagrama( Diagrama Linus Pauling) ele foi feito para auxiliar na distribuição eletronica dos eletrons na eltrosfera.
Nas duas últimas décadas de sua vida, Linus continuou a explorar e publicar em muitos dos seus campos de pesquisa. Porém, como era sua paixão, ele se aprofundou no novo. Suas investigações sobre a base molecular da saúde e longevidade foram resumidas em seu livro popular: Como se sentir melhor e viver mais (How to Feel Better and Live Longer). Mas novas idéias eram raramente aceitas com rapidez no já estabelecido instituto Linus Pauling para Ciência e Medicina, aonde ele continuou sua pesquisa com micronutrientes por quase vinte anos.
http://www.exatas.com/quimica/pauling.html#biografia
Nenhum comentário:
Postar um comentário